quinta-feira, 20 de agosto de 2015

TRILHA LAGOINHA - PRAIA BRAVA

Caminho da trilha Lagoinha-Praia Brava

Essa trilha nós ainda não conhecíamos e ficamos curiosos após assistir um vídeo sobre ela na internet. Saímos de casa nesse dia porém sem a menor ideia do tempo que a trilha levaria ou como ela seria. Fomos de carro até a Lagoinha no Norte da Ilha e perguntamos nos restaurantes da praia sobre o inicio da trilha. A trilha é bem demarcada mas com várias bifurcações, de modo que em muitos momentos ficávamos em dúvida sobre qual caminho fazer. Durante o início do percurso ela segue o costa do mar, mas depois começa a subir a montanha e ao chegar ao topo a vista é deslumbrante. No dia que realizamos a trilha ela também estava um pouco escorregadia, em função das fortes chuvas durante a semana. Mas mesmo assim foi tranquilo e levou cerca de 1h30min. A chegada da trilha acontece na rua geral da Praia Brava, bem na subida do morro. Nós descemos até a praia,  mas como já era tarde e estávamos cansados, optamos por retornar pela estrada geral  no sentido Praia Brava - Lagoinha.  























quarta-feira, 19 de agosto de 2015

TRILHA RATONES - COSTA DA LAGOA

FINAL DA TRILHA RATONES -COSTA
Ratones fica a direita da SC 401, sentido centro - norte da Ilha. A trilha que leva a Costa da Lagoa via Ratones têm início no final da rua principal de Ratones, no Canto do Moreira. Pode-se deixar o carro nesse local e seguir pela  Servidão Caminho da Costa, em direção ao sitio Çaracura (o nome é assim mesmo, com Ç ). No período que realizamos essa trilha, havia chovido muito durante a semana, de modo que a trilha estava bem escorregadia. Mas seu percurso geralmente é tranquilo, leva cerca de meia hora subindo até o topo. A trilha, nessa primeira parte segue sempre dentro da mata. Na chegada ao topo, é possível avistar a parte final da Lagoa da Conceição e um pouco da praia da Barra da Lagoa. Para quem deseja seguir adiante, é só descer por cerca de 10 minutos em direção a parte final da Costa da Lagoa, Nesse local, nos finais de semana  os  restaurantes  apresentam uma variedade de comidas típicas, principalmente frutos do mar.  O retorno se dá pela própria trilha, ou para quem não foi de carro e não tem a obrigação de voltar pela trilha para pegá-lo, pode optar pelo retorno de barco até a Lagoa da Conceição.  






TRILHA DE NAUFRAGADOS

PRAIA DE NAUFRAGADOS
Essa trilha foi uma das primeiras que realizamos e é também uma das mais conhecidas da ilha. Naufragados fica no extremo Sul da ilha e para chegar até o inicio dela é preciso seguir pela rodovia Baldicero Filomeno no Ribeirão da Ilha até a Caieira da Barra do Sul, que termina no número 20447.  O trajeto de carro é longo, leva cerca de uma hora e meia, saindo da Trindade. Mas ele, por si só, já vale a pena, pois o Ribeirão da Ilha guarda ainda em sua arquitetura as marcas da colonização açoriana.  No inicio da trilha há também um estacionamento amplo para deixar o carro. A trilha, do início até a praia, leva cerca de 45 minutos e a primeira parte é bem íngreme, com muita subida. Já a segunda parte, é somente descida e  toda em meio a mata, com um riacho quase ao final, com água potável. A trilha é bem demarcada e fácil de realizar. O final da trilha dá na praia de Naufragados. Nesse local há um restaurante, com banheiros e duchas.  Para quem já está cansado o ideal é permanecer na praia, mas nós optamos por seguir adiante em direção ao costão do lado esquerdo da praia, como sempre,  tentando descobrir o que está além do que vemos a primeira vista. Esse percurso é tranquilo e fomos até onde era possível seguir, o que nos levou até uma junção de pedras. No lado direito da praia, também é possível seguir por uma trilha que nos leva ao farol de Naufragados, onde se encontram antigos canhões de guerra. A história nos conta que, em 1753 duas embarcações naufragaram naquela região, por isso o nome Naufragados. Para quem não deseja retornar através da trilha, é possível fazer o retorno de barco. 


















domingo, 16 de agosto de 2015

TRILHA PRAINHA DO GRAVATÁ


PRAINHA DO GRAVATÁ

 O caminho de hoje nos levou a desbravar uma trilha que apesar de estar muito próxima da Lagoa da Conceição, ao lado da Praia Mole, é pouco conhecida e frequentada. A entrada do caminho está localizada na primeira subida após a Avenida das Rendeiras, sentido Praia Mole. Há uma placa meio escondida que indica o inicio do caminho. A primeira parte é de cimento, mas logo a trilha vai se tornando mais fechada onde há uma pequena subida.  Mas logo que chegamos a parte mais alta é possível avistar a Praia Mole e a Praia da Galheta do lado esquerdo. No restante do percurso existem muitas descidas e o caminho é bem tranquilo. Na chegada a prainha é inevitável o desejo de mergulhar na água cristalina, mas, nesse dia,  ela estava extremamente gelada, Para quem ainda tem energia, vale a pena seguir além da prainha e ir ao encontro das pedras que formam desenhos maravilhosos, contrastando com o mar e a montanha. E ao fazer isso pode-se avistar também uma outra trilha que segue em direção a praia da Joaquina. A primeira vista essa trilha parece bem longa. Mas seguir nela em direção a Joaquina, será um dos nossos próximos desafios.